23 de dez de 2008

O amor em tempos 2.O


Eles são nerds. Assumidos. Mas nerds apaixonados, cujo maior hobby é passar as tardes em casa jogando "Guitar Hero" no Nintendo Wii. O casal Márcia Carmo, de 24 anos, e Leandro Ferreira, de 22 anos, levaram a paixão pela tecnologia ao extremo ao montarem o blog Nerds in Love, que conta os preparativos do casamento da dupla.

Noivos desde o final de agosto, a arquiteta de informação e o desenvolvedor usam, além do blog, várias ferramentas hi-tech para compartilhar com o mundo a história deles. A dupla aceitou ser entrevistada, mas com uma condição: a conversa não poderia ser pelo "tradicional" telefone. Só por e-mail, MSN ou, no máximo, via Skype. Escolhi a primeira opção.

De quem foi a idéia do blog? Vocês se inspiraram em algum site ou blog?
A idéia surgiu no dia seguinte ao noivado, em uma conversa no Gtalk. O Leandro disse: "antes de mais nada precisamos fazer uma coisa: criar um blog". Fizemos um brainstorm e em pouco tempo surgiu o nome: Nerds in Love. A princípio era pra ser um lugar privado, só para nós dois mesmo, onde pudéssemos guardar tudo o que a gente encontrasse pra fazer um casamento legal e também usar o espaço para decidir coisas relacionadas e mostrar para as famílias. Até então não imaginávamos que existiam vários blogs, e até fóruns, sobre casamentos! As noivas, principalmente, se unem muito e compartilham conhecimentos, é incrível! Mas decidimos deixar público pensando em nossos amigos e em outros noivos. Em especial, nerds. No primeiro dia de Nerds in Love tivemos mais de mil visitas, pois um amigo nosso linkou o blog no Blue Bus. Isso nos assustou, mas com tantas mensagens positivas que recebemos, percebemos que seria uma coisa legal a se fazer.

Qual o objetivo da página?
Somos apenas um casal de nerds que vai casar e resolveu compartilhar tudo o que aprender sobre planejamento de casamento. Então, além de aprender e ensinar como escolher a decoração, o buffet, vestido, convite, bolo e outras coisas comuns em um casamento, vamos pensar em idéias nerds e aproveitar as dicas que recebemos dos visitantes, que nos ajudam muito!

Quem entra no blog? Amigos? Mulheres? Noivas?
Nossos amigos estão sempre acompanhando as novidades pelo blog. É um jeito gostoso de fazer com que todos participem, mesmo os mais distantes. No blog entram também muitos noivos, mas em sua maioria mulheres. E, lógico, nerds interessados pelo assunto! Na verdade, qualquer pessoa é sempre bem-vinda, pois com freqüência pedimos a opinião dos leitores sobre determinada escolha que precisamos tomar.

Eu vi que vocês querem fazer do blog quase uma rede social. Usam o Twitter e outros sites da web 2.0, postam fotos no Flickr. E sempre falando do casório. Por que pôr na internet algo tão íntimo, como os preparativos de um casamento?
Na verdade, nós estamos sempre no Twitter, Blip.fm, Flickr e outros sites. Dessa forma se torna inevitável não tocar no assunto nesses lugares. Mas uma conversa que tivemos logo no início do Nerds in Love foi de não torná-lo um "diário". O objetivo é compartilhar o que aprendemos e dar dicas a partir desse conhecimento adquirido. Lógico que às vezes soltamos um detalhe ou outro do nosso casamento, já que o conteúdo do blog está totalmente relacionado ao que estamos pesquisando no momento, mas nada muito íntimo.

Planejam algo nerd para o casamento?
Ah, com certeza! Essa vai ser a parte mais divertida! Não temos muita coisa definida ainda, mas já adiantamos: (internet sem fio) Wi-Fi e livestream (ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo pela web) serão essenciais na festa!

Por que vocês se consideram um casal nerd? Só por gostarem de tecnologia? O que os diferencia de outros casais que conhecem?
Nós não apenas gostamos de tecnologia, somos apaixonados! Trabalhamos com isso dia inteiro, e quando chegamos em casa vamos relaxar no computador... Conhecemos vários casais que são parecidos, a diferença é que tivemos essa idéia de montar o blog, então esse nosso jeito fica bem em evidência pra muitos leitores do nosso blog.

É verdade que o primeiro presente que o Leandro lhe deu foi um joystick do Wii, para vocês jogarem o videogame a dois? O que é um passeio legal para vocês dois?
(Risos) Já trocamos vários presentes nerds: conta Pro (paga) do flickr, muitos livros, jogos e acessórios para Wii e outras coisas. Mas não são sempre nerds, gostamos de nos presentear também com coisas mais comuns. Sobre passeios e momentos nerds, adoramos passar a tarde inteira jogando "Guitar Hero" no Wii, ir à palestras e encontros de tecnologia, blogs e geeks em geral.

Alguém já ajudou financeiramente vocês no blog? Por que colocarar essa opção de doação na página?
Já recebemos algumas doações sim e em todas anunciamos no blog. O Nerds in Love surgiu de uma forma bem despretenciosa, apenas pra compartilhar as nossas descobertas nesse momento tão bonito da nossa vida. Essa opção de doação foi uma sugestão de alguns amigos nossos para que fizéssemos o "cofrinho do casamento", já que tudo é muito caro. Aceitamos qualquer valor e por menor que seja, essa é uma forma de ajudar um casal de nerds a ser feliz :)

PS: Entrevista publicada no IG.

Nenhum comentário: