13 de mai. de 2004

Nas duas últimas semanas, li dois livros bem interessantes. Aqui vão as dicas:

Feliz Ano Velho

Acho que todos conhecem, certo? Clássico de Marcelo Rubens Paiva, já adaptado para o cinema e teatro e vencedor do prêmio Jabuti. Sempre quis lê-lo, mas sabe aquela mania de deixar tudo pra depois? Ainda bem que um anjo chamado Irena me emprestou. Devorei o livro em seis sentadas no máximo. Impossível não ficar sensibilizado com a lição de vida do rapaz.

Mimado e de boa família, mergulhou num lago de meio metro, afetando sua medula. Resultado: paraplégico aos 20 anos de idade.
O bacana é que o escritor conta toda a sua vida, antes e depois do acidente. Os meses de UTI são angustiantes. Marcelo era - e continua sendo - um tremendo tarado. Contos engraçados e sensíveis, como quando seu pai levou um "sumiço" dos militares durante a Ditadura.

O Amor é Fodido

Literatura portuguesa. Miguel Esteves Cardoso possui aquele humor satírico dos grandes cronistas. Demais! O amor para ele é fodido, graças a uma rapariga (Thereza) que atormentou sua cabeça por anos. Brigavam e iam pra cama. Excelentes amantes. Conta casos amorosos antes e depois de Thereza, mas ninguém chega aos pés da maldita. Todas suas historietas são sarcásticas e extremamente engraçadas. Difícil não ler duas linhas sem dar uma gargalhada.

Recomendo a cena em que o personagem principal e Thereza estão internados no hospital. Ambos em cadeiras de rodas e inválidos, tentam fazer de tudo para rolar uma sacanagem básica.
Recomendadíssimo.

Nenhum comentário: