11 de mai. de 2004



O mais bacana de minha faculdade, é o fato de ter feira toda às terças-feiras. É o ponto de encontro da rapaziada. União dos cursos, rostos diferentes, tem de todas as tribos. Patricinha com celular ao ouvido? Tem. Bicho grilo de óculos escuros e cachecol? Tem também? Tímidas abraçando o material escolar e olhando por detrás daqueles óculos fundo de garrafa? Pode apostar que tem.
Qual seria o motivo para tamanha segregação? Resposta: o pastel de feira.

Ah, nada como um pastel de feira. Feito artesanalmente e passada de geração em geração por eles, os japoneses de feira. Aquela velhinha de 70 anos, exibindo a maior simpatia do universo te pergunta:

- Pastel de carne, né?

Uma delícia. Sou fã do pastel de feira.

O de carne sempre foi o meu favorito. Bem recheado, com aquela massa crocante. Hummm. O de queijo também tem lá o seu charme. Ultimamente, dois conquistaram o coração daquele que vos escreve: pastel de jabá com mussarela e de calabresa com queijo. Rapaz, que maravilha. O primeiro traz a carne-seca, deliciosa tradição dos cabras lá de riba. Aquela carne cortada em tiras e desfiada, um pouco durinha, faz a paixão de minha pessoa. Achei que meu estômago não acharia esta minha aventura uma boa idéia, mas ele se manteve firme e forte, com jeitinho de quero mais.

O segundo, lembra uma pizza. Aliás, qualquer pizza pode ser elaborada aos moldes do pastel. O Mauricio da minha classe é fã do pastel de escarola. O de calabresa tem que ser feita no capricho, com amor. Fica gostoso quando a calabresa é cortada em tiras ou anéis. Acompanhado de um caldo de cana, deve ficar supimpa. Mas ainda prefiro tomar com a boa e velha Coca-Cola.

Terça-feira se tornou um dia nostálgico. Vejo-me pequerrucho, gordinho e de franjinha, saindo do clube da cidade interiorana em que morava. Havia uma banca de pastel deliciosa em frente. Ia nadar e depois comer um pastel. Era clássico. Via aquele japonês bonachão; ia para perto do balcão e dava um pulinho, para ter certeza de que viam aquele pentelho esfomeado.

- Tio! Solta um pastel de carne e uma tubaína!

Tubaína... Esta bebida merece um post futuro.

Nenhum comentário: