30 de abr. de 2004




Não lembro dele muito bem. Dorminhoco que era, não tinha coragem de acordar tão cedo para vê-lo. Escutava e - acordava - com os berros de papai, vibrando na sala. Titio, mais eufórico, reclama, xingava, não perdia uma. Mesmo assim, fui fã do cara. Tinha um carro em miniatura e um boné seu. Quando pegava os meus carrinhos e andava com eles pelas paredes (para fúria da faxineira), o final era sempre da mesma maneira. “Lá vai Ayrton, ultrapaaaassa na reta final, acelera, vai vencer, vai vencer... PAN, PAN, PAN! PAN, PAN, PAN!”. Depois da vibração, recebia um pano com álcool para limpar as marcas da corrida deixada nas paredes. Era divertido.

Como era criança, não terei grandes histórias para contar a meus filhos e netos. Só assisti a uma corrida sua, da qual me recordo com nostalgia. Era páscoa, casa de vovó, e todos estavam reunidos na hora do almoço, comendo chocolate até não poder mais e ligados na telinha. Chovia muito; jamais me esquecerei de sua ultrapassada sobre Mansel. Aquela ruela da Vila Romana comemorou como nunca. O vizinho da frente soltara até um balão para comemorar a vitória em terras brasileiras. Inesquecível.

Um dia, não fui acordado pelas vibrações de papai e mamãe. Estavam todos olhando concentrados para aquela caixa – monstrando cenas jamais imaginadas por meus pais, pelo meu país. Fomos almoçar numa cantina italiana naquele domingo. Quando a notícia foi divulgada, não houve mais música, nem conversas. Havia silêncio. O domingo não era mais um dia de alegria.

No colégio, o assunto não era outro. Mal começara a aula, e um barulho ensurdecedor conquistava os corredores da velha escola. “OLE, OLE, OLE, OLA! SENNA! SENNA!”. Enquanto o grito ecoava, alunos de todas as idades batiam com as mãos nas carteiras. Cena igual; jamais vi. E nem verei.

Dez anos foram embora, e muitos lembram de suas glórias, contando historietas. Uma, em especial, é a minha preferida. Um colega de trabalho de meu primo, ao parar o carro no semáforo viu o grande ídolo ao lado, em seu potente veículo. Uno contra Audi. Não teve dúvidas, sentiu-se dentro de uma corrida. Acelerou, acelerou e quando o farol abriu, saiu com tudo. Pôs o braço para fora da janela, como se segurasse à bandeira brasileira, e gritou para o tri-campeão: “PAN, PAN, PAN! PAN, PAN, PAN!”.

Nenhum comentário: