26 de dez. de 2009

Formspring, o caderno de enquetes virtual

Lembra daquele caderno de enquetes, que circulava pela sala de aula com um monte de perguntas, para que cada um dos alunos respondesse? Então, voltou com tudo - na internet. Desde a semana passada, virou moda no Twitter divulgar o Formspring, um formulário social cuja ideia é a seguinte: perguntar qualquer coisa para quem tiver um perfil dentro do serviço. Assim, simples mesmo. Nem precisa ter registro ali, pode ser anônimo.

Para o cadastro, é só fazer aquela beabá de sempre - deixar um e-mail, criar um apelido e, claro, divulgar sua vida 2.0: endereço de blog, integrá-lo com Twitter e Facebook... Feito isso, o URL ganha um endereço pessoal - www.formspring.me/seunome. Isso torna bem fácil a sua divulgação. Fale para seus amigos, libere o endereço na internet. Afinal, a graça do Formspring é receber as perguntas e respondê-las. Só assim ele funciona, não faz muito sentido deixá-lo ali parado.

Sempre que alguém enviar uma questão para seu perfil, um aviso será enviado por e-mail. Quem for cadastrado pode perguntar se identificando - ou não. Prepara-se para ouvir aquelas perguntas cheias de trocadilhos, além de reparar que as pessoas são bem curiosas em relação a sua vida e opção sexual. "Engole ou cospe?" é praticamente um must dentro da rede social. As perguntas só entram no seu perfil após respondidas. Não gostou? Apague e pronto - quem fez a pergunta não pode editá-la mais tarde.

Para aqueles que buscam uma maior privacidade, existe a opção de permitir apenas perguntas de quem estiver logado dentro da página. É um bom filtro para evitar chateações - mas o divertido do site é justamente as questões idiotas, vindas daqueles que não querem se identificar para sacaneá-lo. O anonimato é totalmente aceito dentro aqui.

É possível seguir perfis no Formspring. Acha que fulano dá respostas engraçadas ou inteligentes? Dê um follow. O conteúdo vem organizado depois, da mesma maneira que o Twitter. Essa é uma boa sacada, mas o serviço é bem primário: não dá para saber quem o segue, por exemplo. A ferramenta de buscas também é bem simplória.

Infelizmente, o Formspring parece que nasceu com o prazo de validade quase expirado. Bastam algumas horas de uso para ficar enjoado. As perguntas costumam se repetir bastante e devia existir um filtro para isso. Se as questões ali levantadas não forem pertinentes e instigantes, a brincadeira logo fica cansativa - isso porque a ferramenta é uma tremenda massagem para o ego. Ao se receber várias perguntas, logo se pensa: "ei, eu sou uma pessoa interessante, que posso ter algo a dizer".

Não tem como não se sentir uma celebridade. Ponto.

Como as pessoas são voyeurs, o Formspring é mais uma dessas redes sociais feitas para a auto-exposição. No Twitter, você responde o que ninguém perguntou – aqui, pelo menos, não se fala com as paredes.

PS: Foto surrupiada lá do Trash it Up!


Nenhum comentário: