1 de nov de 2009

Mafia Wars, (mais) um viciante jogo online dentro do Facebook


Se os jogos sociais são realmente o futuro dos games, o Facebook está aí para não mentir. A maior rede social do planeta virou um repositório para desenvolvedores criarem aplicativos. Uma das empresas que melhor se deu nessa foi a americana Zynga. Criadora do Farmville e do YoVille, a companhia vem chamando a atenção e conquistando milhares de internautas com suas invenções. Na semana passada, especulou-se que a Electronic Arts iria comprá-la. Só para vocês terem uma ideia.

Uma das criações mais populares da Zynga é o game online Mafia Wars, que pode ser jogado no Facebook, MySpace e iPhone. O objetivo dentro dele é virar um mafioso, que vai se tornando mais poderoso conforme sua famiglia aumenta. Resumindo: quanto mais contatos de seu perfil estiverem por lá, melhor. Só assim dá para resistir dos freqüentes ataques das famílias concorrentes.

O objetivo é promover um escambo entre os familiares, trocando armas, cartas chantagistas, roupas, cigarros, animais e até telemóveis indetectáveis. Cada jogador tem um limite de energia para entrar nas brigas, cujo mote é roubar a fortuna dos outros grupos de mafiosos.

Existem várias leis éticas dentro do jogo, algo que se aprende conforme o seu desenvolvimento. Não é preciso retribuir qualquer pessoa que lhe dê um presente, mas é de boa educação ajudar quem dos seus amigos for o mafioso mais fraco. Não vá sair por aí roubando as propriedades dos outros e fugindo depois. Isso é coisa de mafioso meia-boca. O de verdade chama o seu bando para uma disputa cara a cara.

Pode-se desafiar qualquer pessoa de sua lista de contatos para uma guerra e dá até para criar listas negras daqueles mais procurados – ótima dica para ferrar aquela pessoa da lista do Facebook que você não gosta muito! Não se esqueça de divulgar as batalhas em seu perfil, para que seus amigos o ajudem no confronto. As lutas demoram horas e é possível acompanhar o seu desenvolvimento em tempo real. É bem cansativo, mas divertido ao mesmo tempo. A cada vitória, sobe-se de nível dentro do jogo, o que resulta em armamentos mais poderosos, veículos mais invocados e até imóveis para comprar – um ótimo investimento, aliás. Quanto mais bens se tiver, mais dinheiro vai entrar no seu caixa.

Por falar em grana, para ganhar uns trocados no começo é preciso fazer aqueles trabalhos clássicos dos mafiosos dos cinemas – pequenos roubos ali, uma extorsão acolá... Bicos, enfim. Começa-se de baixo mesmo, não espere virar um Don Vito Corleone em poucos minutos.

Mafia Wars não tem personagens tridimensionais, efeitos especiais, som 5.1... É um game online, simples, mas ao mesmo tempo divertido e viciante. Uma ótima dica para aqueles momentos em que você está em frente ao computador, não tem nada para fazer, e não sabe o que mais procurar no YouTube para se entreter.

E, vamos combinar: dá para fazer várias coisas ilegais dentro dele, como estapear aquele seu desafeto, roubar a fortuna daquele seu colega almofadinha... Tudo de mentira, lógico. Mas para o ego faz um bem ótimo!

* Matéria publicada no Virgula


Nenhum comentário: