28 de nov. de 2008

Rádio táxi


Daí estava eu xeretando por vídeos da Lykke Li no YouTube, quando encontro um momento bizarro: ela cantando I'm Good I'm Gone dentro de um táxi londrino em movimento. Achei a idéia bem divertida e "descobri" que a parada não foi isolada, mas é de um projeto chamado Black Cab Sessions.

Idealizado por Chris Pattinson, o lance é assim: ele convida músicos do cenário independente para tocarem apenas uma música dentro de um táxi preto, enquanto esse roda por Londres. O resultado é bem legal porque as bandas realmente se sentem a vontade de tirar um som enquanto o carro dá voltas pelo quarteirão, por avenidas ou até mesmo na estrada. Na sacolejante jam do The New Pornographers, os músicos tiveram de tocar em uma estrada fuleira, bem esburacada.

São vários os artistas que toparam participar do projeto. Muitos deles eu nunca ouvi falar. Mas dá para encontrar ali nomes não tão alternativos assim, como Futureheads, The Kooks, Dead Cab for Cutie, The Raveonettes, Spoon, The National, Cold War Kids ou a adorável Emmy the Great. Até o beach boy Brian Wilson já deu o ar de sua graça no banco traseiro do táxi preto, em um dia pra lá de ensolarado.



Notei que as corridas de táxi têm sempre cerca de 3 minutos de duração. Nessa entrevista, Pattinson diz que planeja fazer um tour pelos EUA com o Black Cab Sessions e também soltar um documentário sobre o projeto no ano que vem.

São tantos vídeos que foi difícil selecionar outro para embedar por aqui. Acabei escolhendo uma "versão havaiana" de Creep, do Radiohead, na voz de Amanda Palmer (Dresden Dolls).



Dica: Para quem gostou dessa idéia de bandas tocando em ambientes inusitados, vale uma passada no brasileiro (e também muito bom) Música de Bolso.

Nenhum comentário: