16 de jun. de 2004

Recruta Zero

Segunda-feira foi dia de ir ao exército, honrar a pátria amada, torcer pra não ser chamado.

- Calma, aí, Gustavo! Tu não fizeste 18 anos no ano passado?

Sim, caro leitor. O detalhe é que eu esqueci de ir ano passado. Em agosto, mês de meu aniversário, falei pro meu irmão:
- Fê, como é que faz esse treco do exército?
- VOCÊ AINDA NÃO FOI??? - ouvi.

Fui na junta militar e fiz a minha inscrição. Como perdi a chamada, tive de pagar a multa exorbitante de três reais! Aff. Ganhei quase um ano de prazo para voltar ao estabelecimento: 14 de junho.

Cheguei no centro militar e aquilo estava parecendo fila pra ir ver um show do Sandy &Jr. Neguinho pra tudo quanto é lado. Tô fodids!, pensei. Dirigi-me até o final da bicha (piada inevitável) e lá fiquei esperando. Dez minutos e nada. Resolvo ler "Pequenos Delitos e Outras Crônicas" do Walcyr Carrasco. Mimo da Irena por eu ser um namorado legal. Folheio algumas páginas. A fila anda. Chego à portaria, dou o meu certificado de alistamento e mandam eu subir. Um degrau. Dois degraus. Três degraus. Pasmem! Outra fila. Ainda maior e dividida em três partes. Olho aos céus e torço pra cair um raio em minha cabeça. Obviamente meu desejo não se realiza.

Olho para as filas. Tem uma pequenina e outra meio grandinha. Vou até a maior por um mero detalhe: havia cadeiras para sentar. Cara, não agüento ficar dois minutos em pé sem me mexer. Dá um saracutico, uma coceira toma conta de meu corpo... Não agüento. Ainda mais que trouxe um livro e posso ler sossegado. Passam-se quase uma hora e uma voz vem lá da frente da fila.

- Quem eu for chamando o nome, favor comparecer imediatamente.

Tremedeira, suor. Os primeiros mártires são chamados e encaminhados para outra sala. Saem cabisbaixos e ouvem comentários maldosos do pessoal da fila. "Mano se ferrou", alguém comenta. "Vai ter que pagar de cuequinha lá pro dotô!", alguém ironiza. E eu só de olho no senhor que ia soltando os nomes. Vem o veredicto:

- Luiz Gustavo blá, blá, blá...

É o meu nome. É O MEU NOME! Declaro-me ateu no mesmo instante. Xingo Papai do céu, enfureço-me com meus Orixás. Apresento-me ao tiozinho. Este me dá um papel amarelo e diz com certo desdém:

- Tá dispensado. Só pagar a taxa na lotérica.

Hein? Ouvi bem? Dispensado? Fui dismissed? Rá! Olho para as centenas de trouxas da fila e ensaio a "Dança do Frango". Desço as escadas correndo, dou passinhos à Michael Jackson. É tanta alegria que nem como comemorar. Seria eu um Macunaíma? Fui pro alistamento com um ano de atraso, fiquei sentadão o tempo inteiro enquanto outros meditavam sobre suas pernas em pé, fiquei lendo um livro na frente de pessoas fardadas e mal-encaradas... Mais anti-herói, impossível!

Nenhum comentário: