6 de set. de 2009

Conheça FarmVille, o maior game social da história

Tudo bem que o reality show da Rede Record já acabou, mas ser fazendeiro continua na moda. Faz sucesso no Facebook - e ponha sucesso nisso -, o aplicativo FarmVille, um game social que já vem sendo chamado de o maior da história. Mais de 35 milhões de pessoas o jogam pela rede social de Mark Zuckerberg. A cada semana, 4 milhões de novos usuários aderem a ideia de se tornar um fazendeiro virtual.

Mas qual é a graça disso? Foi o que tentei descobrir, após passar uma semana arando terra e espantando urubus alheios. O saldo final, adivinhem, é que FarmVille é mesmo viciante.

Para brincar de Dado Dolabella no jogo desenvolvido pela Zynga, é preciso ter cadastro no Facebook. Depois, é só entrar na parte de aplicativos e procurar por FarmVille. A ideia por trás dele é basicamente essa: criar o seu avatar de fazendeiro e começar a plantar em um pequeno terreno prévio. No canto direito da tela há botões para arar, semear ou apagar um bloquinho de terra fértil. Há um mercadinho onde é possível comprar sementes de frutas e legumes, animais, árvores, objetos de decoração para a fazenda e até mesmo máquinas que ajudem a automatizar o processo da colheita. Cada semente ou árvore tem o seu tempo exato de dar frutos. O mesmo acontece com os animais - a vaca precisa ser ordenhada a cada dia, por exemplo.

É preciso vender todos esses alimentos para aumentar a fazenda. Tudo é um investimento. Colheu os morangos? Você terá de preparar a terra e plantá-los de novo. Itens mais caros vão sendo desbloqueados com o tempo, pois tais tarefas o ajudam a ganhar experiência dentro do game - cujo ápice é expandir o seu pedaço de terra. Tudo isso faz com que o usuário passe alguns minutos do dia dentro do jogo; o objetivo é criar um hábito mesmo.

Os mais viciados podem comprar dinheiro virtual com o real mesmo. Você é quem decide.

GALERA DE COWBOY

Mas, como se trata de um game social, o grande barato de FarmVille vem na hora de compartilhar. Todas suas atividades podem ser divulgadas no Facebook. Isso o ajuda a ganhar moedas. Também é preciso que você tenha fazendeiros vizinhos. Convide seus amigos, é muito importante. Quando você se logar no game, a fazenda deles pode estar com problemas, como urubus comendo as plantações ou até ervas daninhas que não param de crescer. Sua tarefa será ajudá-los no momento em que eles estiverem ausentes. Isso lhe rende um dinheirinho extra, além de ganhar uma faixa de "boa praça".

Amigos também são a melhor forma de ganhar alguns ítens caros, como animais e árvores. São os free gifts. O limite é de 20 presentinhos por dia.

FarmVille é atualizado constantemente, há sempre uma novidade, o que é ótimo e o deixa ainda mais vicioso. A professora de idiomas Vera Gherardini que o diga. "Eu acho o jogo bacana e viciante por vários motivos. Particularmente, acho relaxante me dar um tempo nos intervalos de trabalho para arar, plantar, escolher a semente, cuidar dos animais... É meio atávico", admite ela, que tem mais de 20 vizinhos.

"Acho que o mais bacana dele é a competição silenciosa que provoca, todos querem evoluir para ter acesso a mais sementes, poder enviar presentes mais legais e ter muitos vizinhos para aumentar a terra. É um jogo que se joga entre amigos que, ao mesmo tempo em que disputam, ajudam os outros a ir para a frente."

* Especial para o Virgula

Nenhum comentário: