26 de set. de 2008

O buraco negro do futebol brasileiro

Hoje não consigo mais ver futebol brasileiro. Acho feio, mal jogado, cheio de não-me-toques, com jogadores medíocres. Nem as partidas do meu glorioso tricolor paulista me animam.

Mas curiosamente me animo com notícias sobre os bastidores do mesmo. E recomendo fortemente a série O Buraco Negro do Futebol, que a ESPN Brasil vem exibindo nos últimos dias (até o dia 3/10) no SportsCenter. São 11 reportagens de Fernando Gavini que mostram a realidade financeira de 14 times nacionais. Desses, apenas quatro tiveram lucro no ano passado.

Achei legal porque ele mostra que tá todo mundo quebrado e ferrado, gastando mais do que ganha. Outro destaque é a tática de reavaliar a cada ano o seu patrimônio, uma tática legal usada para maquiar a verdadeira situação financeira dos clubes. O Grêmio, atual líder do campeonato, na verdade está devendo para deus e o mundo, por exemplo.

Do cacete.

Se você não consegue pegar o SportsCenter ao vivo, ou suas reprises, dá para conferir o que está rolando aqui.

Nenhum comentário: